Home Sobre Contato
18 de dez. de 2014

Advento Alemão: Fofura de Natal

Olá pessoal, tudo bem?
Como vocês podem ver na "descrição da blogueira" ali do lado direito do blog, eu sou apaixonada por diversidade cultural, aprender sobre costumes e culturas diferentes.
Em julho desse ano eu estava passeando na feirinha de antiguidades do Bixiga (em São Paulo) com uma amiga, e encontrei várias dessas cartelas ilustradas de Natal. Não entendi para que servia e fui olhando uma por uma. Fiquei encantada com as ilustrações (não sei porque mas me lembra um tipo de ilustração que eu via na minha infância) observei que elas possuíam janelinhas e comecei a abrir as janelinhas, quando então a mulher da lojinha disse "Você não pode abrir as janelinhas!" eu sem entender nada perguntei o porquê, e ela então me contou o que era aquilo. Ela disse que o nome das cartelas se chama "Advento Alemão", que é tradição na Alemanha no mês de dezembro (o mês do Natal) as pessoas terem uma cartela dessas e abrirem a janela da cartela de acordo com o dia do mês (por exemplo, se hoje é dia 18, terei que abrir a janelinha com o número 18). E é preciso fazer um pedido quando você terminar de abrir todas as janelinhas, e seu pedido será realizado. Caso você abra a janelinha antes do dia ter chegado, o seu pedido não se realizará. Foi aí então que entendi que eu estava errada ao abrir as janelinhas sem ser no momento correto. Eu paguei nele R$10, e achei que foi super válido o preço. A ilustração é bonita, a história de outra cultura agregada nele. Achei muito diferente e encantador, eu não conhecia e achei super divertido. Todos os dias ficar empolgada para abrir uma janelinha e ver o que tem dentro é uma surpresa.
Na foto acima dá para entender melhor, algumas janelinhas abertas dos dias que já passaram, e algumas delas fechadas aguardando os dias que virão para abri-las.
E vocês? Já conheciam? O que acharam?

7 comentários :

  1. Que coisa mais fofa esse calendário do advento dos alemães! *-*
    Também num sei pq mas me lembra coisas da infancia tbm
    acho q pq sempre amei aqueles livrinhos pop up e esse edvento parece um pouco ne? rsrs
    Beijso

    http://www.biancagsnunes.com/

    ResponderExcluir
  2. Ai que amor ! Nunca tinha ouvido falar, eu querooo ! Mas provavelmente não vou achar aqui na minha cidade :(
    Estava com saudade dos seus posts, some não ! Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Acho muito fofos os calendários do advento! Nunca tinha visto desse tipo, com ilustrações. É uma tradição linda.
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Thaís, também gosto muito dessas coisas antigas, essa ilustração tem "cara" de infância sim, rsrs
    Um lindo achado!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Que lindo Thaís!! Eu tinha cartões assim, eles contam uma história só que não há nada escrito, a gente que inventa quando olha as imagens!
    Sucesso!

    ResponderExcluir
  6. Que amor! Sou apaixonada por esse tipo de coisa, mas são difíceis de encontrar aqui onde moro, você sabe se há algum site que vende essas coisas?

    Gaby
    http://misslennox.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir